@InProceedings{CostaOmetNasc:2019:RoVeCo,
author = "Costa, Natan Ruan Machado da and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
and Nascimento, Victor Fernandes",
affiliation = "{Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS)}",
title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de
res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
booktitle = "Anais...",
year = "2019",
editor = "Santos, Rafael Duarte Coelho Dos and Mattos, Ariane Frassoni Dos
Santos De and Mello, Carina Barros and Queiroz, Gilberto Ribeiro
De and Vasconcelos, Leandro Guarino De and Vieira, Luis Eduardo
Antunes and Forti, Maria Cristina and Gatto, Rubens Cruz",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "coleta de res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos, SIG.",
abstract = "A eleva{\c{c}}{\~a}o do n{\'u}mero da popula{\c{c}}{\~a}o
mundial, nas {\'u}ltimas d{\'e}cadas, vem acarretando um aumento
exorbitante na produ{\c{c}}{\~a}o de res{\'{\i}}duos
s{\'o}lidos urbanos (RSU). Em consequ{\^e}ncia, o processo de
gerenciamento dos RSUs (servi{\c{c}}os de coleta, transporte e
destina{\c{c}}{\~a}o), que visa minimizar os impactos gerados no
ambiente, tem gerado grandes custos aos cofres p{\'u}blicos. O
objetivo desse trabalho {\'e} explorar o Network Analyst, uma das
principais ferramentas dentro do Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o
Geogr{\'a}fico (SIG), usado para realizar a
otimiza{\c{c}}{\~a}o de rotas e propor novas alternativas de
percurso para os ve{\'{\i}}culos coletores de RSU do
munic{\'{\i}}pio de Barra do Ribeiro, localizado no estado do
Rio Grande do Sul. Os resultados esperados s{\~a}o tanto reduzir
os impactos causados no ambiente quanto minimizar os custos do
transporte dos RSU. O {\'o}leo diesel, usado nos caminh{\~o}es
de coleta, {\'e} o combust{\'{\i}}vel que mais tem colaborado
para as emiss{\~o}es de gases do efeito estufa no Brasil,
principalmente o di{\'o}xido de carbono. Al{\'e}m de ter um
grande potencial poluente, o diesel tem encarecido bastante nos
{\'u}ltimos anos, elevando os custos das prefeituras. Barra do
Ribeiro, por exemplo, n{\~a}o recebe um or{\c{c}}amento
suficiente para atender a demanda de servi{\c{c}}os de limpeza
urbana. Nesse contexto, a utiliza{\c{c}}{\~a}o dos SIGs na
resolu{\c{c}}{\~a}o de problemas de transporte de
ve{\'{\i}}culos tem se tornado cada vez mais importante. A
roteiriza{\c{c}}{\~a}o, por exemplo, {\'e} um processo de
defini{\c{c}}{\~a}o de roteiros e itiner{\'a}rios marcados pela
agilidade, efici{\^e}ncia e otimiza{\c{c}}{\~a}o a serem
cumpridos por ve{\'{\i}}culos de uma frota, objetivando visitar
um conjunto de pontos geograficamente dispersos. Neste trabalho,
foi utilizado o software ArcGIS para realizar a
roteiriza{\c{c}}{\~a}o. O estudo baseou-se em determinar rotas
{\'o}timas para o ve{\'{\i}}culo coletor de RSU do
munic{\'{\i}}pio de Barra do Ribeiro, atrav{\'e}s da ferramenta
Vehicle Routing Problem (VRP). O passo inicial foi encontrar e
baixar o shapefile da malha vi{\'a}ria de Barra do Ribeiro (o
download foi feito no banco de dados do site Open Street Maps
dados de 2010 a 2019) e, em seguida, foram corrigidos os erros
topol{\'o}gicos atrav{\'e}s do processo de
vetoriza{\c{c}}{\~a}o para, posteriormente, poder executar a
ferramenta VRP. A partir da cria{\c{c}}{\~a}o do arquivo Network
dataset, foram distribu{\'{\i}}dos pontos de visita ao longo das
ruas e definido o local de partida e chegada dos caminh{\~o}es
para ent{\~a}o calcular a melhor rota para a
realiza{\c{c}}{\~a}o da coleta. A an{\'a}lise foi feita a
partir da compara{\c{c}}{\~a}o de dois cen{\'a}rios com
n{\'u}mero distinto de pontos distribu{\'{\i}}dos (50 pontos e
100 pontos respectivamente). Para o primeiro cen{\'a}rio, o
caminho percorrido foi de 71,9 km durante o tempo de 1h39min,
enquanto que no segundo cen{\'a}rio o trajeto foi de 83,7 km e
teve uma dura{\c{c}}{\~a}o de 1h51min. Em rela{\c{c}}{\~a}o ao
custo em cada uma das situa{\c{c}}{\~o}es supostas, considerando
que o valor do litro do diesel {\'e} R\$3,60, que um
caminh{\~a}o usual coletor de RSU consome 1 litro de
combust{\'{\i}}vel a cada 2,5 km percorridos e que para o
munic{\'{\i}}pio de estudo a coleta {\'e} feita tr{\^e}s dias
por semana, o valor total mensal no cen{\'a}rio 1 foi de R\$
1.449,98 e no cen{\'a}rio 2 de R\$ 1.687,42. A principal
diferen{\c{c}}a entre os dois cen{\'a}rios foi a cobertura das
ruas: enquanto na primeira an{\'a}lise muitas ruas sequer foram
visitadas na segunda houve a visita em praticamente todas as ruas
do munic{\'{\i}}pio, ou seja, quanto maior o n{\'u}mero de
pontos distribu{\'{\i}}dos maior {\'e} a cobertura das ruas. Em
contrapartida, os custos com o combust{\'{\i}}vel n{\~a}o
aumentam, consideravelmente, com o n{\'u}mero de pontos
distribu{\'{\i}}dos, logo podem-se distribuir quantos pontos se
achar necess{\'a}rio at{\'e} que se obtenha a passagem do
caminh{\~a}o em todas as ruas desejadas. Assim, este estudo se
mostrou eficiente e pronto para ser apresentado {\`a} prefeitura
de Barra do Ribeiro como sugest{\~a}o de melhora e
aperfei{\c{c}}oamento no recolhimento de RSU do
munic{\'{\i}}pio e, consequentemente, poder{\'a} diminuir
tantos os custos econ{\^o}micos quanto os impactos ambientais se
adotado.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "12-13 ago. 2019",
language = "pt",
organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8",
targetfile = "2019 NATAN COSTA.pdf",
type = "CST",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}